O que é Treinamento Funcional e para que serve?
O treinamento funcional tem como principal objetivo resgatar os movimentos básicos e fundamentais do ser humano, como: agachar, puxar, empurrar, levantar, arremessar, girar, andar e correr, além da buscar o aperfeiçoamento de capacidades físicas como equilíbrio, força, flexibilidade, resistência, coordenação, velocidade e potência sempre de forma integrada.
Nesse tipo de treinamento utilizamos em nossa clínica as técnicas mais eficientes para a melhora da aptidão física e com ganhos na realização de atividades simples do cotidiano com eficiência, autonomia e independência, aumentando a percepção corporal e tornando-o mais eficiente e inteligente, diminuindo o cansaço e fortalecendo os músculos.
Aliança do Método Pilates com o Treinamento Funcional
No CEMERC é utilizado os seis princípios do método Pilates: concentração, respiração, controle, centralização, precisão e fluidez de movimento. Desenvolvemos o controle do corpo, aumentando a consciência corporal, o que prepara o corpo para qualquer tipo de movimento, evitando possíveis lesões durante o Treinamento Funcional, que por sua vez desafia o corpo a realizar movimentos com maior amplitude e segurança.
Os primeiros ensinamentos do método Pilates se baseiam nos princípios de recrutamento da musculatura estabilizadora do CORE causando um correto alinhamento corporal para execução de exercícios.
Unindo esse fundamento aos objetivos do Treinamento Funcional, que são baseados nos movimentos para o trabalho de várias qualidades físicas, teremos uma opção eficiente de atividade física.
Associar força, flexibilidade, capacidade cardiorrespiratória, coordenação motora e equilíbrio, causa um ganho da mobilidade corporal como um todo, levando a maior eficiência do sistema neuromuscular em atividades específicas, sejam elas desportivas ou de vida diária.
O método Pilates aliado ao Treinamento Funcional é altamente recomendado, pois os exercícios podem ser adaptados à necessidade do indivíduo, do jovem ao idoso, portadores de doenças ortopédicas como artrite, artrose, lombalgia, hérnia de disco, dentre outras, respeitando-se os limites e a capacidade física de cada um, buscando atingir resultados seguros para a sua restauração funcional, com muito mais saúde e qualidade de vida.
Referências: