Técnica criada por Joseph Pilates trabalha a consciência corporal dos todos movimentos musculares
O Pilates tem este nome em homenagem ao seu criador, o alemão Joseph Pilates, que no início da década de 1920, desenvolveu uma técnica baseada no controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo, tornando os músculos mais fortes, sem a perda de flexibilidade.
É uma reeducação do movimento que melhora o equilíbrio muscular trabalhando todo o corpo e a mente.
Como funciona o método Pilates no CEMERC?
No CEMERC, usamos o método Pilates para reequilibrar o funcionamento das cadeias musculares do corpo, fortalecendo os grupos musculares enfraquecidos, alongando os grupos que estão encurtados, o que leva ao aumento da mobilidade das articulações sobre as quais eles atuam.
A ação do Pilates no tratamento das doenças da coluna e membros se dá pelo controle da postura, da coordenação motora e da concentração. Atuando sobre os sistemas respiratório e circulatório, estes se desenvolvem e passam a funcionar com mais harmonia com a continuidade da prática.
No CEMERC, o uso do Pilates busca a recuperação e otimização funcional pelo resgate dos movimentos naturais e flexíveis, ampliando o limite funcional, mas sem o extrapolar. Desenvolve a força muscular e capacidades físicas que levam ao melhor controle motor, fundamental para o pleno funcionamento da coluna vertebral e membros, tanto os superiores, quanto os inferiores.
Pilates como tratamento adjuvante para doenças da coluna
Além desse efeito adjuvante no tratamento das doenças da coluna vertebral, o método Pilates também permite maior aptidão para a realização de tarefas de vida diária, aumentando a resistência e diminuindo o cansaço corporal cotidiano, combatendo o estresse, as dores crônicas e diminuindo as tensões musculares.
A recuperação funcional e o consequente alívio das dores musculoesqueléticas e, principalmente, das dores de coluna (desde a cervical até a lombar) e articulações adjacentes que formam a cintura escapular e lombopélvica, são os principais benefícios conseguidos com a prática de Pilates em nossa clínica.
Esta estabilização funcional corrige as sobrecargas geradoras de dor, harmoniza e equilibra a função destas estruturas promovendo progressivo controle e redução do processo doloroso.
Metodologia CEMERC aplicado ao Pilates
Nossa metodologia também visa a promoção de correções funcionais antes que a dor se instale.
Após avaliação especializada, observando-se a presença de disfunções e sobrecargas, utilizamos o método Pilates para corrigi-las, restabelecendo a função normal, e evitando-se a instalação de um processo patológico doloroso.
Há uma melhora na autoestima, uma vez que o indivíduo passa a realizar uma série de atividades que muitas das vezes não se julgava mais ser capaz, refletindo nos seus afazeres diários.
Com a prática constante, nossos pacientes diminuem suas limitações físicas eliminando as dores. Ganham vitalidade e autonomia, coordenação motora, equilíbrio, correção postural, e revigoramento da mente pela concentração necessária para execução de cada exercício.
Referências: